Série Tática: Funcionamento do jogo
- Carol Grigori
- 20 de mai. de 2020
- 6 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2021
Esta é a primeira matéria de uma série que eu sempre tive vontade de fazer, mas que nunca saiu do papel da forma que eu gostaria. O intuito é começar pelo básico e ir aprofundando aos poucos, para que todos possam acompanhar e consumir todo o conteúdo. E no kickoff da série tática, vamos falar sobre o funcionamento básico de um jogo de futebol americano.
Objetivo
O principal objetivo do futebol americano é vencer marcando mais pontos que o adversário. Para marcar pontos no esporte, é preciso atravessar o campo conquistando jardas, seja através de jogadas de ataque, turnovers conquistados pela defesa, safety ou retorno feito pelo time de especialistas (todos serão explicados mais a frente).
Campo
O campo tem comprimento de 120 jardas (109,73m), sendo 10 jardas para cada endzone (local onde o jogador precisa chegar para marcar o touchdown e somar 6 pontos no placar) e cerca de 53 jardas de largura (48,76m).
Ou seja, o campo a ser percorrido tem um total de 100 jardas e elas são pintadas uma a uma. A cada cinco jardas, uma linha cruza o campo de ponta a ponta (lateral) e a cada dez jardas, além da linha, há uma pintura com o número específico.
O campo também conta com o "Y", estrutura a qual o kicker chuta a bola para marcar o field goal ou extra point (também serão explicados mais a frente). Este tem 12m de altura e 5,6m de largura.
Duração
O jogo tem duração total de 60 minutos, separados em dois tempos, cada um com dois quartos de 15 minutos. Os dois tempos são divididos por um intervalo que dura 12 minutos.
Cada time pode pedir seis tempos técnicos, chamados de timeouts em uma partida, sendo divididos igualmente em cada tempo (1° e 2°) de jogo. Servem para que a equipe possa se comunicar, pensar melhor na próxima jogada ou até controlar o relógio durante o jogo. Importante citar que estes não são cumulativos. Caso a equipe não use nenhum timeout na primeira metade, na segunda terá direito apenas a 3 paradas, e não 6.
Além disso, quando faltam 2 minutos para acabar cada tempo (ou seja, ao final do 2° e 4° quartos), acontece o two minute warning, uma parada obrigatória que tem duração de 2 minutos.
Times
Uma equipe de futebol americano é subdividida em três times: ataque, defesa e especialistas (que realizam as jogadas de chute). Cada um destes "times" conta com 11 jogadores.
Em cada drive, como é chamado o conjunto de jogadas de uma equipe na tentativa de chegar à endzone, estão ataque de uma equipe e defesa de outra em campo. No momento do kickoff ou punt, os times de especialistas das duas equipes entram, mas uma com jogadores para chutar e outra para retornar o chute e buscar a melhor posição de campo possível para o ataque.
Kickoff
O jogo começa com o chute chamado kickoff, realizado pelo time de especialistas. Ele acontece na linha de 35 jardas de seu próprio campo de defesa, onde a bola fica posicionada. Quem chuta a bola começará defendendo, e quem recebe a bola, começará atacando.
O drive começará onde o jogador que pegou a bola pediu o fair catch (abre mão de tentar avançar com a bola – o chamado “retorno”) ou foi derrubado por um jogador adversário. Caso a bola saia pelo fundo da endzone (o chamado touchback), a bola será posicionada na linha de 25 jardas.
Downs
Os downs são as 4 tentativas que a equipe tem para avançar 10 jardas. Se por exemplo, na primeira tentativa o time consegue apenas 3 jardas, ele vai para a segunda tentativa para conseguir 7 jardas (2nd&7 - lê-se 'segunda para sete'), o que falta para completar as 10 totais. Se na segunda conquista mais 5, vai para a terceira tentativa para conseguir mais 2 (3rd&2 - lê-se terceira para duas).
Quando o ataque consegue as jardas necessárias, é chamado de first down e o time ganha mais 4 tentativas para continuar avançando em campo. Caso o time não consiga o first down, é necessário devolver a bola para o adversário através do punt ou, caso esteja em posição favorável no campo (geralmente a partir da linha de 35 jardas de ataque), chutar o field goal.
Tipos de jogadas ofensivas
Para que a equipe possa avançar em campo, o ataque precisa trabalhar com as jogadas aéreas ou terrestres.
Jogadas aéreas
As jogadas aéreas funcionam basicamente com o quarterback lançando para os recebedores, que podem ser os wide receivers, tight ends ou até running backs (que são as estrelas do jogo terrestre).
As rotas que os jogadores vão correr, para o QB saber onde cada um estará posicionado em campo no momento da jogada, são combinadas antes do snap (momento que o center - jogador posicionado no meio da linha ofensiva - entrega a bola pelo meio de suas pernas para o quarterback).
Jogadas terrestres
A outra forma de avançar em campo é através das jogadas terrestres. Neste caso, o quarterback entrega a bola na mão do running back para que ele consiga correr o máximo possível pelo campo. Algumas vezes QB corre com as próprias pernas, quando tem talento para isso ou quando é necessário.
Punt
O punt acontece geralmente na última tentativa de conseguir o first down. Caso o time arrisque a quarta tentativa de alcançar as 10 jardas e não consiga converter, ele perde a posse de bola naquele ponto. O punt serve para posicionar o ataque adversário o mais longe possível da sua endzone.
Onside Kick
O onside kick é o chute realizado geralmente em situações extremas quando a equipe precisa recuperar a posse de bola. Ao invés de devolver a bola para o adversário, o kicker chuta para a lateral para seu time tentar recuperar a posse. A bola precisa percorrer pelo menos 10 jardas para estar “viva”. Mas caso algum jogador do time que está recebendo toque na mesma antes das 10 jardas, ela já é considerada viva, e a posse fica com quem pegar.
Retorno
O retorno geralmente acontece após os chutes de kickoff e punt, quando o retornador decide que vai tentar conquistar a melhor posição de campo e não vai pedir o fair catch. Aqui ou o jogador é parado em algum lugar do campo e ali que será iniciado o próximo drive ou ele consegue correr sem ser derrubado ou perder a posse de bola até a endzone e marca um touchdown.
Formas de pontuação
Touchdown
É a pontuação máxima no futebol americano e vale seis pontos. Acontece quando o jogador entra na endzone do adversário com a posse da bola, ou faz a recepção dentro desta área.
Extra Point
É o chute que a equipe tem direito após o touchdown. Caso a bola atravesse o "Y", a equipe marca mais 1 ponto. Similar ao field goal, mas aqui a bola é posicionada na linha de 15 jardas.
Two Point Conversion
Caso a equipe opte pela conversão de dois pontos, ela precisa marcar um "mini" touchdown, com a bola posicionada na linha de duas jardas e vale 2 pontos.
Field Goal
Caso o ataque consiga chegar na linha de 35 jardas do campo de ataque do adversário e esteja em uma situação difícil para avançar, é mais comum o chute de field goal, que vale 3 pontos. Um chute da linha de 35 jardas soma um total de mais ou menos 52 jardas. Pois somente a bola é posicionada inicialmente nas 35 jardas, mas para o chute ser realizado, ela é jogada cerca de 7 jardas para trás para ser segurada pelo holder e chutada pelo kicker, mais as 10 jardas da endzone.
Safety
É uma forma de pontuação que não costuma acontecer com frequência. Quando um time está com as "costas" para a sua endzone, corre o risco de algum jogador ser derrubado dentro desta área com a posse de bola. Nesse caso, acontece o safety e o time que estava defendendo ganha 2 pontos.
Tipos de jogadas defensivas
Interceptação
A interceptação é um dos tipos de turnover, quando o ataque perde a posse de bola, sendo forçado ou não pela defesa. Ocorre quando o quarterback lança a bola pra um recebedor e um jogador adversário faz a recepção.
Fumble
É outro tipo de turnover, quando o jogador tem a posse da bola, porém a perde por contato com o chão ou com outro jogador, e alguém do time adversário recupera.
Também há o turnover por downs, quando o time não consegue avançar as 10 jardas nas 4 tentativas disponíveis - e não chutou o field goal ou punt com a última chance. A equipe adversária começará seu drive no local de avanço máximo da outra equipe.
Sack
É o ato de derrubar o quarterback quando ele está com a posse da bola dentro do pocket - área "entre" os cinco jogadores da linha ofensiva - atrás da linha de scrimmage - linha que acontece o snap. Neste caso, ainda faz o ataque perder jardas e iniciar sua próxima tentativa ou chute mais para trás.
Tackle
Quando o jogador de defesa derruba o jogador de ataque que possui a posse da bola.
Substituições
No futebol americano, as substituições são ilimitadas e geralmente acontecem diversas vezes em um drive. Acontecem dependendo da jogada que a equipe pretende fazer e da situação do jogo.
Este é o manual do funcionamento básico de um jogo de futebol americano para quem ainda não o conhece. Ainda há muito a ser abordado e estudado, pois é um esporte muito complexo e estratégico. As próximas matérias da série tática abordarão todas as posições, explicando suas funções em campo com detalhes e uma lista com os melhores jogadores da história. Espero que tenham aproveitado o conteúdo.
Edição dos vídeos: Juliana Cunha
Comments