top of page

As principais diferenças de regras entre a NFL e o College

  • Foto do escritor: Caio Cervera
    Caio Cervera
  • 31 de dez. de 2021
  • 4 min de leitura

É muito comum ver aqueles que assistem a NFL ou College Football, quando começam a assistir o outro, sentirem algumas diferenças em relação às regras do jogo. Mas quais são as principais diferenças entre as duas?


O jogo não pode terminar empatado


Na NFL, se há igualdade no placar entre as equipes no final do quarto período, a partida vai para a prorrogação. Ela é composta de um único período de 10 minutos na temporada regular, e de inicialmente um período de 15 minutos nos playoffs (caso esse tempo se esgote permanecendo um empate, é jogado outro período sucessivamente até que se tenha um vencedor) e funciona da seguinte maneira:


  • Se a equipe que possui a primeira posse de bola (equipe 1) anotar um touchdown no seu drive inicial, o jogo termina e a outra franquia (equipe 2) não tem o direito de responder a pontuação do adversário. Caso a equipe 1 sofra um safety, o jogo termina com vitória da equipe 2;

  • Caso a equipe 1 anote apenas um field goal, a equipe 2 tem a chance de responder. Se a equipe 2 anotar um TD, ela vence o jogo. Se ela também anotar um FG, a partida continua e a próxima pontuação de qualquer equipe vence a partida. Caso a equipe 2 não pontue, a equipe 1 vence a partida;

  • Se a equipe 1 não conseguir nenhuma pontuação, a próxima equipe a pontuar de qualquer forma vence o jogo;

  • Se o período de prorrogação terminar empatado na temporada regular, a partida termina em igualdade. Nos playoffs, é jogado quantos períodos forem necessários até que haja um vencedor.


Já no College a prorrogação é diferente e funciona da seguinte maneira:


  • A primeira prorrogação se inicia com a equipe 1 tendo posse da bola já na linha de 25 jardas do campo de ataque;

  • Mesmo se a equipe 1 anotar um touchdown, a equipe 2 também tem a oportunidade de empatar a partida;

  • Se após a primeira prorrogação o empate persistir, as equipes são obrigadas a arriscar uma conversão de dois pontos após o TD na segunda prorrogação;

  • Caso a segunda prorrogação também termine em empate, as prorrogações seguintes são conversões de dois pontos e não mais começam com a bola na linha de 25 jardas;

  • Não existe empate. A partida só termina quando uma das equipes conseguir vantagem no placar ao final da prorrogação.

(Foto: CBS)

Regra da recepção


Na NFL, para que uma passe seja considerado completo, existem os seguintes passos:


  • O recebedor deve possuir o controle da bola;

  • Ele precisa possuir os dois pés ou outra parte do corpo (joelho, cotovelo, etc) dentro de campo;

  • Após os dois primeiros pontos serem atingidos, o recebedor deve realizar um “ato comum de jogo”. Exemplos: esconder a bola do adversário, esticar o braço para algum ganho adicional de jardas, fazer um terceiro passo com a bola em posse, evitar o contato de um adversário ou manter o controle da bola por tempo suficiente para fazer um desses atos.


Já no College o primeiro ponto e o terceiro permanecem iguais aos da NFL, porém o recebedor não precisa possuir os dois pés dentro de campo e sim apenas um, o que facilita o trabalho dos jogadores na hora de receber os passes perto da lateral do campo.


Regra do down by contact


Na NFL, se após uma recepção o jogador cai no chão e não é encostado por nenhum jogador da equipe adversária, ele pode se levantar e continuar a jogada. Caso ele seja tocado por um jogador da outra equipe, é marcado o down by contact e a jogada se encerra.


Já no College isso é diferente. Não existe o down by contact, ou seja, após uma recepção se o jogador cair no chão a jogada é automaticamente encerrada sem a chance do mesmo tentar ganhar jardas a mais.

(Foto: Movie TV Tech)

O relógio


Na NFL o relógio para nas seguintes ocasiões:


  • Após um passe incompleto;

  • Após um pedido de tempo;

  • No two minute warning, que acontece quando o relógio atinge dois minutos no segundo e no quarto período;

  • Se um jogador corre ou recebe um passe e sai pela sideline dentro dos dois minutos finais no segundo período e dentro dos cinco minutos finais no quarto período.


Já no College o relógio para normalmente após passes incompletos e pedidos de tempo, porém não existe o two minute warning. Além disso, a cada primeira descida conquistada pelas equipes o relógio é parado, só voltando a correr quando o time de ataque se posiciona na linha de scrimmage.


Regra de interferência defensiva


Tanto na NFL quanto no College a regra de interferência de passe no ataque é igual: a jogada é repetida e o ataque sofre uma punição de 10 jardas. Já na defesa isso é diferente. Enquanto na NFL o ataque ganha a primeira descida automática e a bola é posicionada no local onde ocorreu a falta, independente da quantidade de jardas, no College o ataque também ganha a primeira descida automática, porém a penalização máxima para a defesa é de 15 jardas.


Extra point


A diferença no extra point acontece no posicionamento da bola. Na NFL o chute acontece da linha de 15 jardas e a conversão de dois pontos acontece com a bola posicionada na linha de 2 jardas. Já no College tanto o chute quanto a conversão acontecem da linha de 3 jardas.


Próximos eventos


Para aqueles que quiserem acompanhar ao vivo os jogos de ambas as Ligas para perceber essas diferenças, não existe uma época melhor que essa. A NFL está entrando em sua penúltima rodada da temporada regular a partir do domingo, 02/01, momento onde estão sendo definidas as equipes que vão para os playoffs tentar chegar ao Super Bowl, que acontece no dia 13/02.


Já o College está na sua temporada de bowls, incluindo suas finais. Os jogos de semifinais acontecem hoje, 31/12, com #1 Alabama x #4 Cincinnati às 17:30, horário de Brasília, e #2 Michigan x #3 Georgia às 21:30, também no horário de Brasília. Já a final acontece no dia 10/01, às 22:00.

Commentaires


© 2021 por Carol Grigori.

bottom of page