A importância deste Bills x Patriots
- Caio Cervera
- 3 de dez. de 2021
- 6 min de leitura
Campanhas parecidas, momentos diferentes. Bills e Patriots duelam nesta semana 13 em um jogo que vale a liderança da AFC East. Enquanto Buffalo começou o ano a todo vapor e agora vem sendo um time irregular, New England teve três derrotas nos quatro primeiros jogos e agora vem de seis vitórias consecutivas. Vamos analisar a importância desse jogo para cada equipe.
Buffalo Bills
A equipe do Bills vem sendo muito inconsistente nas últimas semanas. Nos últimos seis jogos, foram três vitórias e três derrotas. O primeiro jogo dessa sequência foi a dolorosa derrota para o Tennessee Titans por 34-31, onde a franquia teve a oportunidade de chutar um field goal com 22 segundos no relógio para levar a partida para a prorrogação, mas arriscou uma tentativa de quarta descida para uma jarda faltando apenas duas jardas e meia para o touchdown e acabou sendo parada pela defesa de Tennessee.
Logo após, vitória tranquila sobre o Miami Dolphins por 26-11 num jogo onde a defesa parou muito bem o ataque do rival e o QB Josh Allen liderou a equipe para 23 pontos no segundo tempo da partida. Na semana seguinte, a derrota mais improvável até aqui: 9-6 para o Jacksonville Jaguars, com o ataque cometendo 3 turnovers e sendo engolido pelo xará do QB, o DE Josh Allen que terminou a partida com 8 tackles, 1 sack, 1 fumble forçado e 1 interceptação.

Na décima semana, vitória dominante por 45-17 em cima do New York Jets, com o ataque chegando a quase 500 jardas na partida e a defesa forçando 5 turnovers. Mas tudo que ocorreu de bom contra o rival de divisão faltou contra o Indianapolis Colts na semana seguinte. Derrota por 41-15, com a defesa que é uma das melhores contra o jogo terrestre cedendo 264 jardas corridas para o adversário. No ataque, os 4 turnovers cometidos acabaram com qualquer chance do time na partida. Na última semana Buffalo venceu sem problemas a equipe do New Orleans Saints por 31-6, com a defesa cedendo menos de 200 jardas totais e Josh Allen com 4 touchdowns.
Na equilibrada AFC, vencer esse jogo significaria dar um grande passo para garantir a ida aos playoffs. No momento a equipe é a sexta colocada da conferência com uma campanha de 7 vitórias e 4 derrotas, apenas uma vitória na frente de Los Angeles Chargers, Denver Broncos e Las Vegas Raiders e não muito longe também de Indianapolis Colts e Cleveland Browns, com 6 vitórias e 6 derrotas cada.
Mais do que isso, vencer New England significaria retomar a liderança da AFC East do rival e ficar com uma campanha de 4 vitórias e nenhuma derrota dentro da própria divisão, principal critério de desempate entre equipes que terminam a temporada com campanhas semelhantes. Além disso, vencer o Patriots, que no momento é uma das melhores equipes da Liga em desempenho no campo, daria um aumento de moral muito grande para a franquia.
Um ponto a se observar será o desempenho da defesa. A unidade é a segunda melhor em pontos sofridos por partida, com uma média de 16,5 por jogo e a melhor em jardas cedidas por partida, com uma média de 275,2 por jogo. Porém o CB Tre’Davious White, um dos melhores jogadores e líderes da unidade, rompeu o ligamento cruzado anterior na última partida contra o Saints e está fora do restante da temporada. Será importante observar como a equipe suprirá a ausência do atleta.

Outro ponto decisivo será como Josh Allen jogará contra a defesa de New England. O QB é o sexto com mais jardas aéreas na temporada e a equipe tem uma média de 271 jardas aéreas por jogo, sendo a principal força desse ataque. Porém o rival tem a terceira melhor defesa contra o jogo aéreo com uma média de 200,9 jardas cedidas por jogo além de ser a equipe que mais interceptou os quarterbacks adversários, em 19 oportunidades.
Já fazem 30 anos que uma equipe que não se chama New England Patriots venceu a AFC East por duas vezes ou mais consecutivas (Bills venceu a divisão de 1988 até 1991). Vencer o rival, tentando aproveitar também o fator casa, será essencial no caminho para conseguir quebrar esse tabu e posicionar Buffalo em ótimas condições para quem sabe chegar a primeira posição da disputadíssima AFC e folgar na primeira semana dos playoffs.
New England Patriots
Ninguém vem jogando melhor que o Patriots nas últimas seis semanas. Já são seis vitórias consecutivas com a equipe vencendo seus adversários por uma margem média de 24,6 pontos. A primeira partida dessa lista foi um dos maiores atropelos dessa temporada. Vitória por 54-13 contra o New York Jets em um jogo onde o ataque teve 551 jardas totais, 4 touchdowns terrestres e teve até o WR Kendrick Bourne lançando um TD.
Na semana seguinte o confronto mais disputado desta sequência na vitória por 27-24 em cima do Los Angeles Chargers onde as equipes tiveram números bem parecidos: 369-352 jardas totais com vantagem de LA, 206-210 com vantagem para NE e 163-142 jardas terrestres com vantagem para o Chargers, mas a defesa fez a diferença novamente. Uma pick six de Adrian Phillips no início do último período colocou a equipe na frente pela primeira vez na partida e para não perder mais.

Contra o Carolina Panthers, o ataque não precisou fazer mais do que um jogo discreto com apenas 273 jardas totais para vencer a partida por 24-6 após mais uma grande exibição defensiva da franquia que segurou o adversário em 240 jardas e interceptou o QB Sam Darnold 3 vezes. No jogo seguinte contra o Cleveland Browns aquele que muitos esperavam que fosse um jogo mais equilibrado foi outro atropelo: 45-7 para New England em um jogo onde o ataque terrestre de Cleveland, um dos terceiros melhores da Liga, teve apenas 99 jardas e sucumbiu diante de outra ótima exibição da defesa.
Na décima primeira semana, outro jogo tranquilo. Vitória por 25-0 contra o Atlanta Falcons na casa do adversário, que foi derrotado sem marcar nenhum ponto jogando em casa pela primeira vez desde 1988. Destaque mais uma vez para a defesa com 4 interceptações. A última partida da franquia foi contra o até então líder da conferência, Tennessee Titans e mais uma vez New England venceu sem problemas. Vitória por 36-13 no melhor jogo do QB Mac Jones até agora, passando para 310 jardas e 2 TD. A defesa sofreu 270 jardas terrestres, maior número até agora na temporada, porém forçou 3 fumbles e não deu chance para Tennessee anotar mais pontos.
Pela forma como a equipe está jogando e pelos próximos adversários, mesmo com uma derrota nesta partida as chances de New England ficar de fora dos playoffs devem continuar baixas. Porém é um jogo importantíssimo tratando de vencer a divisão e a conferência.
A franquia perdeu já um jogo dentro da divisão, a derrota na primeira semana para o Miami Dolphins. Em uma eventual derrota contra o Bills, o recorde dentro da divisão ficaria em 2 vitórias e 2 derrotas contra uma campanha de 4 vitórias do rival, o que deixaria quase certo que em um eventual empate de campanhas, Buffalo tenha a vantagem por ter um recorde melhor nos confrontos na AFC East.
Um ponto essencial no confronto para a equipe será o jogo corrido. Buffalo tem uma das melhores defesas contra o jogo corrido com uma média de 96,6 jardas cedidas pelo chão, o que mostra um confronto difícil para o backfield liderado pelo RB Damien Harris. Porém se quiser ter sucesso a equipe deve ter o jogo do rival contra o Indianapolis Colts como exemplo, onde o RB Jonathan Taylor teve uma partida brilhante com 4 touchdowns terrestres, mostrando que é possível superar essa barreira defensiva pelo chão e é um ponto chave para vencer.
Outro fator que pode fazer a diferença é a defesa. Nenhuma outra tem jogado melhor que a de New England, com 17 turnovers nas últimas seis partidas. Josh Allen já mostrou que quando pressionado comete algumas falhas, o que pode ser decisivo na partida. O confronto Mac Jones x defesa de Buffalo também vai ser importante. O QB vem sendo extremamente preciso e seguro, porém enfrenta agora aquela que é, junto com a própria defesa do Patriots, a segunda melhor unidade roubando a bola dos ataques adversários.

Para ter a vantagem de jogar em casa nos playoffs e vencer a divisão pela décima oitava vez nos últimos vinte e um anos, NE não pode nem pensar em outro resultado que não seja a vitória. Será que essa pressão pela importância da partida, somada a pressão da torcida do rival, poderá influenciar no desempenho da equipe?
O Monday Night Football entre as duas equipes acontece às 22:20, horário de Brasília, desta segunda-feira e será transmitida pela ESPN. Quem será que sairá vitorioso deste duelo pelo leste?
Comments