top of page

A corrida para o prêmio de MVP

  • Foto do escritor: Caio Cervera
    Caio Cervera
  • 8 de jan. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 2 de mar. de 2023

Com o final da temporada regular se aproximando os debates sobre as premiações individuais, principalmente a de MVP, só aumentam. Vamos analisar os principais favoritos para o prêmio e porque cada um deles merece vencer.


Aaron Rodgers


A temporada de 2021/2022 está sendo uma das mais polêmicas da carreira do QB Aaron Rodgers. Desde toda a novela envolvendo a sua continuidade em Green Bay até as lamentáveis declarações anti-vacina que o quarterback deu. Porém o prêmio de MVP é entregue pelo desempenho em campo e nisso o jogador tem sido novamente brilhante.


Liderado pelo atual vencedor do prêmio, o Green Bay Packers tem uma campanha de 13 vitórias e 3 derrotas até o momento, se tornando a primeira franquia em toda a história da Liga a ter três temporadas consecutivas com no mínimo 13 vitórias e já garantindo, com uma rodada de antecedência, a melhor campanha da NFC.


Em 15 partidas o QB tem 3.977 jardas aéreas, com 35 passes para touchdown e apenas 4 interceptações (a última foi na décima semana contra o Seattle Seahawks). Foram 18 TD e nenhuma interceptação nos últimos seis jogos, o que levou Green Bay a dominar a conferência na reta final e garantir o descanso nos playoffs.

(Foto: Patrick McDermott/Getty Images)

Rodgers é também o líder em passer rating da Liga, com uma média de 111,1 na temporada. E tudo isso com um jogo a menos, devido a ter ficado de fora da derrota para o Kansas City Chiefs após ter pego covid.


Seus números de jardas e touchdowns não são maiores do que o QB Tom Brady, o outro jogador da posição que está na lista dos favoritos, porém o próprio nome do prêmio é “Most Valuable Player”, Jogador Mais Valioso em português, e o fato do jogador ter sido extremamente preciso em campo e guiar seu time a melhor campanha da Liga vão pesar na hora da votação. Mesmo com todas as declarações lamentáveis do QB fora de campo, o atleta entrará na última semana como o favorito a conquistar seu quarto troféu de MVP.


Cooper Kupp


O Los Angeles Rams lidera a NFC West entrando na última semana da temporada regular e se a temporada de “all in”, como a própria franquia definiu, vem sendo boa após a equipe tanto se reforçar, é por causa de alguém que já estava por lá: o WR Cooper Kupp.


O jogador já vinha de temporadas que o colocavam como um dos bons recebedores da Liga, passando de 1000 jardas em 2019 e ficando muito próximo do número em 2020 (974), mas ele não estava entre os melhores. Porém em 2021 o atleta mostrou que está sim na prateleira de cima dos jogadores de sua posição.


Kupp tem 1.829 jardas até o momento, 320 a mais do que o WR Justin Jefferson, segundo recebedor na lista. Ele também lidera a liga em recepções com 138 bolas recebidas, 21 a mais do que o WR Davante Adams que vem logo atrás. E também lidera em touchdowns anotados com 15, ficando 2 a frente do WR Ja’Marr Chase. Ele pode ser o quarto atleta na história a terminar a temporada liderando nos três quesitos, se juntando aos WR Jerry Rice (1990), Sterling Sharpe (1992) e Steve Smith (2005).

(Foto: Getty Images)

Falando em números históricos, o jogador pode quebrar dois recordes da Liga na última semana da temporada regular. O de mais jardas recebidas em uma temporada, que pertence ao WR Calvin Johnson que em 2012 terminou o ano com 1.964 jardas (136 a mais que Kupp tem no momento), e o de mais recepções em uma temporada, anotado pelo WR Michael Thomas que em 2019 terminou o ano com 149 (11 a mais do que Cooper tem até agora).


Com esse desempenho espetacular Kupp se colocou sim como um dos favoritos ao prêmio. O que pesa contra o jogador é o histórico da Liga com o troféu, que majoritariamente acaba nas mãos dos quarterbacks. Em 63 anos de premiação, apenas 19 vezes o vencedor não foi um QB, e nunca um WR conquistou o prêmio. Mas em todas essas temporadas, se tem um recebedor que pode vencer em um ano onde os QB não são tão unanimidades assim, esse alguém é Cooper Kupp.


Jonathan Taylor


A temporada do Indianapolis Colts parecia que seria um desastre após 4 derrotas nos 5 primeiros jogos. Entrando na última semana a equipe só precisa vencer o Jacksonville Jaguars, franquia com a pior campanha da Liga, para garantir a vaga nos playoffs. E se essa mudança de cenário ocorreu, muito foi graças ao RB Jonathan Taylor.


O running back tem incríveis 1.734 jardas terrestres na temporada, uma média de 108,4 por partida, e nada menos que 529 jardas na frente do segundo colocado na lista, o RB Joe Mixon que tem 1.205. Também lidera a Liga em touchdowns terrestres com 18, ficando 4 a frente do RB Damien Harris, segundo colocado na lista.


Somando com as mais 342 jardas aéreas que Taylor possui, o RB tem o total de 2.076 jardas de scrimmage, liderando a NFL em jardas totais com 247 a mais que Cooper Kupp. Com os 2 TD anotados pelo ar, o atleta chega a 20 no ano, 2 a mais que o RB Austin Ekeler que vem logo atrás.

(Foto: Troy Taormina/USA Today Sports)

Para se ter uma ideia de como o sucesso de Indianápolis passa pelo atleta é só comparar o desempenho dele nas derrotas e nas vitórias. Nas 7 derrotas da equipe foram 485 jardas terrestres, uma média de 69,3 por jogo. Já nas 9 vitórias do Colts foram 1.249 jardas terrestres, média de 138,8 por partida.


Porém Taylor tem pesando contra ele, assim como Kupp, o fato do troféu quase sempre acabar nas mãos de um quarterback. A última vez que um running back venceu o prêmio de MVP foi em 2012 com Adrian Peterson, que terminou o ano com 2.097 jardas terrestres e 2.314 jardas totais. Porém como já dito acima a busca é pelo jogador mais valioso, e nenhum jogador que não seja um QB foi tão importante para sua equipe nessa temporada do que Jonathan Taylor.


Tom Brady


Tom Brady segue desafiando a física. No auge dos seus 44 anos de idade o jogador vem mostrando que para ele a idade é só um número e, pela primeira vez na carreira, chegará a duas temporadas consecutivas com mais de 4.000 jardas passadas e pelo menos 40 touchdowns.


Brady chega na última semana com 4.990 jardas aéreas, liderando a Liga e com 242 a mais que o QB Matthew Stafford, segundo colocado com 4.648. Lidera também em touchdowns anotados com 40, tendo 2 a mais que Stafford. É também o quarterback com mais passes completos com 456, 45 a mais que os QB Patrick Mahomes e Justin Herbert.


E em uma temporada com tantos recordes que podem ser quebrados, Brady pode alcançar três deles. São eles: mais passes completos em uma temporada (o QB Drew Brees tem o recorde com 471 em 2016, fazendo com que Brady necessite de mais 16 passes completos para alcançá-lo), mais jardas aéreas em uma temporada (o QB Peyton Manning lançou para 5.477 jardas aéreas em 2014, fazendo com que Tom precise de 488 jardas no último jogo para ficar com o recorde) e o de mais passes tentados em uma temporada (Matthew Stafford detém o recorde com 727, fazendo com que Brady precise de 46 tentativas para alcançá-lo).

(Foto: CNN)

Em uma temporada já histórica onde o quarterback se tornou o jogador com mais jardas aéreas em toda a história da Liga, superando as 80.358 de Drew Brees, vencer o prêmio de MVP seria a cereja no bolo para Brady. Atualmente ele é o principal favorito junto com Aaron Rodgers, porém pesa contra ele o maior número de interceptações em comparação ao QB de Green Bay, o fato da campanha de Tampa ser pior que a do Packers mesmo com o time sendo o atual campeão e a queda de desempenho nas últimas semanas da temporada regular após as diversas lesões no corpo de recebedores da equipe. Mas com os números e o desempenho geral de Tom, é impossível descartá-lo da briga para ficar com o troféu de MVP.


E para você, quem merece ser coroado como o jogador mais valioso da temporada na NFL?

Commenti


© 2021 por Carol Grigori.

bottom of page