5 times que podem decepcionar em 2021
- Caio Cervera
- 20 de ago. de 2021
- 6 min de leitura
Todos os anos as franquias da NFL entram na pré-temporada lotadas de expectativas de dias melhores. Algumas conseguem atingir bons resultados, já outras acabam desiludindo os seus torcedores. Confira, nesse texto, 5 equipes que podem decepcionar na temporada de 2021.
Indianapolis Colts
Uma das franquias com mais torcedores aqui no Brasil, a franquia da AFC South tem vivido os últimos anos em uma montanha russa de sentimentos. Desde os bons momentos com Andrew Luck até sua aposentadoria, os anos sob o comando de Jacoby Brissett, a chegada de Philip Rivers e sua aposentadoria, e agora a troca pelo QB Carson Wentz.

Porém Wentz se machucou nos treinos e teve que realizar uma cirurgia no pé que coloca em risco sua participação nos primeiros jogos da temporada. Além de estar vindo de uma péssima temporada na Philadelphia. Com tudo isso, será que o QB conseguirá se firmar e demonstrar toda a habilidade que já provou possuir?
Além de Carson, o G Quenton Nelson sofreu uma lesão e é dúvida para o início da temporada, o que pode impactar em um começo de temporada que pode não ser dos mais favoráveis para a equipe. Vale destacar também a mudança de Coordenador Ofensivo, onde Nick Sirianni deixou o cargo para se tornar o técnico do Eagles e o antigo treinador de QB, Marcus Brady, foi promovido.
O calendário não é dos mais difíceis, enfrentando rivais de divisão que estão em um nível abaixo e a enfraquecida AFC East. O elenco conta com, na minha opinião, a melhor OL da liga e ótimos nomes nos dois lados do jogo, como o WR TY Hilton, o LB Darius Leonard e o DT DeForest Buckner. Mas será que Wentz conseguirá cumprir com as expectativas depois de Indianapolis ter trocado escolhas com o Eagles para finalmente voltar a ter um franchise QB?
Green Bay Packers
Depois de todo o drama vivido pela franquia com a novela sobre o futuro de Aaron Rodgers, Green Bay será um dos times que terá mais visibilidade nessa temporada. Será que toda essa história irá atrapalhar o desempenho da equipe e de seu QB? Será mesmo uma temporada de “The Last Dance”, como Rodgers e Adams postaram em suas redes sociais?
O calendário é um dos mais complicados da Liga. Além de enfrentar seus rivais Minnesota Vikings e Chicago Bears, que possuem boas defesas, a franquia jogará também contra as equipes de duas das divisões mais fortes da NFL: AFC North (Pittsburgh Steelers, Baltimore Ravens, Cleveland Browns e Cincinnati Bengals) e NFC West (Seattle Seahawks, Los Angeles Rams, Arizona Cardinals e San Francisco 49ers), além de ter o difícil duelo contra Kansas City no Arrowhead Stadium.

A principal mudança no elenco nessa offseason foi na linha ofensiva. O G Lane Taylor, o C Corey Linsley, o T Jared Veldheer e o T Rick Wagner deixaram a franquia, que selecionou 3 jogadores de OL no Draft e contratou o experiente T Dennis Kelly para substituí-los. O restante da equipe permanece bem equilibrado em relação ao ano passado, com o WR Randall Cobb e o novato CB Eric Stokes como principais adições. Uma troca a se ficar de olho também é a chegada do ex-técnico de LB do Los Angeles Rams, Joe Barry, como novo Coordenador Defensivo da franquia.
Resta saber o quanto a equipe será afetada por toda a pressão extra que roda a franquia após os eventos da offseason e se as falhas, principalmente defensivas, em momentos decisivos da temporada serão corrigidas para esse ano.
Pittsburgh Steelers
Em 2020 a franquia teve o melhor início de temporada de sua história, porém com 4 derrotas nos últimos 5 jogos da temporada regular e a derrota precoce nos playoffs para o rival Cleveland Browns a equipe viu o início perfeito de nada servir. Como eles chegam para essa temporada após isso?
Começando pelo calendário, a franquia tem o calendário mais difícil da Liga. Já não bastando os confrontos contra as equipes de sua própria divisão (Baltimore Ravens, Cleveland Browns e Cincinnati Bengals), ainda enfrentam os dois finalistas da última temporada da AFC (Kansas City Chiefs e Buffalo Bills) e a forte NFC North (Green Bay Packers, Minnesota Vikings, Chicago Bears e Detroit Lions).
A equipe, que parecia estar a apenas algumas peças de brigar para chegar ao Super Bowl, teve uma péssima offseason. Sua linha ofensiva, que era uma das melhores da NFL, perdeu 4 dos 5 titulares. O T/G Matt Feiler e o T Alejandro Villanueva deixaram a franquia na free agency, o C Maurkice Pouncey se aposentou e o G David DeCastro foi cortado agora em junho. Para substituí-los, os nomes que chegaram não chegam nem perto do nível dos que deixaram a franquia.
No Draft a equipe trouxe dois bons nomes para o ataque, o RB Najee Harris e o TE Pat Freiermuth, mas a unidade vem bem abaixo do último ano devido a OL. Na defesa, a maior perda foi a do OLB Bud Dupree que assinou com o Tennessee Titans.

A impressão de que a offseason do Steelers passa é que a equipe vem mais fraca do que no ano passado, e para uma franquia com um QB de quase 40 anos, jogar com uma OL bem mais fraca em uma divisão com ótimas defesas é um sinal que as coisas serão bem difíceis para a franquia, que deve ter um ano mais modesto do que foi 2020.
Seattle Seahawks
O Seahawks vem para esse ano após decepcionar muito sua torcida no jogo decisivo dos playoffs no ano passado, quando perdeu para o rival Los Angeles Rams, que tinha jogadores decisivos machucados, e mesmo assim bateu a equipe de Seattle.
O calendário não está entre os primeiros da lista dos mais difíceis, mas está no top 12. Além de enfrentar seus rivais da ótima NFC West (Los Angeles Rams, Arizona Cardinals e San Francisco 49ers), jogam contra Colts e Titans da AFC South e enfrentam a forte NFC North (Green Bay Packers, Minnesota Vikings, Chicago Bears e Detroit Lions).
A offseason foi bem agitada com nomes importantes tanto saindo (CB Shaquill Griffin, TE Jacob Hollister, DT Jarran Reed, WR David Moore) como chegando (RG Gabe Jackson, DE Kerry Hider Jr, CB Akhello Witherspoon, TE Gerald Everett). Após dar duas escolhas de primeira rodada para o New York Jets pelo S Jamal Adams, a equipe só foi escolher no final do segundo round no Draft e trouxe o WR D’Wayne Eskridge. Um movimento que vale a pena citar também foi a saída do antigo coordenador ofensivo, Brian Schottenheimer para a chegado do ex-coordenador de jogo aéreo do Rams, Shane Waldron.

Embora possa parecer que a equipe, que foi bem no passado, manteve o nível, o que mais pesa aqui é a evolução de seus rivais. Los Angeles trouxe um dos melhores QB da Liga, Matthew Sttaford, para comandar seu ataque. Arizona trouxe nomes importantes como o WR A.J. Green, o DE J.J. Watt, o CB Malcolm Butler e os novatos LB Zaven Collins e WR Rondale Morre. Já San Francisco, selecionou na primeira rodada o QB Trey Lance e tem a volta de importantes nomes que ficaram afastados por lesão, como o DE Nick Bosa.
Com tudo isso, é bem possível que Seattle não consiga atingir o nível do ano passado e chegue aos playoffs, embora a equipe entre muito forte nessa disputa para essa temporada.
Tampa Bay Buccaneers
Após vencer um Super Bowl, a expectativa da torcida em cima de uma franquia não pode ser nada menos do que a repetição disso para a próxima temporada. E isso não será diferente com Tampa Bay.
O calendário é um dos mais fáceis da Liga. Além de enfrentar seus rivais de divisão que não vem bem pra esse ano (New Orleans Saints, Carolina Panthers e Atlanta Falcons) a equipe jogará contra duas das divisões mais tranquilas: a AFC East (Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots e New York Jets) e a NFC East (Washington Football Team, Dallas Cowboys, Philadelphia Eagles e New York Giants.
A offseason foi uma das melhores da história para um time que acabou de vencer o SB. Todos os 22 titulares da última temporada retornam para 2021, ainda com as adições do RB Giovanni Bernard e dos novatos do Draft, principalmente a primeira escolha da equipe, que foi o EDGE Joe Tryon.
O cenário parece dos mais perfeitos para ir em busca do bicampeonato, mas nós sabemos como a NFL é uma liga dinâmica em que tudo pode acontecer. E como eu disse, após todos esses eventos da offseason o mínimo que a torcida espera é novamente um título, e também sabemos o quanto é raro uma franquia atingir tal feito, de forma que qualquer percalço que apareça, principalmente em lesões, pode afetar a caminhada da equipe em busca de tal objetivo.
Faltou o meu Saints da massa oO